Márcio Sales/Sesapi Hospitais da região norte receberão mais recursos, mas terão que cumprir metas contratualizacão representa um incremento de 25% na receita dos hospitais.

Os municípios que formam a região Norte do Piauí participaram nesta sexta-feira (25) de um seminário sobre a contratualizacão das unidades hospitalares da rede SUS. O evento aconteceu em Parnaíba, no hotel Cívico, reunindo diretores de hospitais estaduais e regionais daquela região.

Essa contratualizacão representa um incremento de 25% na receita dos hospitais. O repasse será feito pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que destinou R$ 1 milho por mês para atender todos os hospitais estaduais e regionais fora do município de Teresina. Todos terão que cumprir metas para justificar os recursos.

"Estamos trabalhando de todas as formas para que acabe com essa cultura de paciente ser transferido para Teresina. Isso causa um problema social e psicológico que poderia ser evitado se as unidades de saúde tiverem condições suficiente para o diagnóstico clínico, e é isso que estamos propondo", comenta o secretário Mirocles Veras.

A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Socorro Candeira, considera que tanto a contratualizacão quanto a regulação representa uma revolução na forma de gerir a saúde pública. "Trabalhar a saúde é desafiador e cheio de dificuldades, mas temos que reconhecer o esforço que a Sesapi faz para driblar essas dificuldades e proporcionar. Melhor form de trabalhador neto na questão física hospital quanto na valorização do profissional de saúde . E a regulação é uma dessas", declara.

O seminário foi conduzido pela equipe técnica da Sesapi. "Esse recurso poderá ser usado na parte administrativa, humana ou material, O hospital só precisará cumprir as metas, elaboradas por eles mesmo e apresentá-las à Sesapi na data estipulada para quem confirmado o cumprimento de melhorias, receba o recurso" , explica Patrícia Batista.

A segunda etapa do seminário aconteceu no hotel Cívico e contou com a participação de todos os municípios da região Norte, como Campo Maior, Esperantina, Piripiri, Pedro II, Esperantina, São Miguel do Tapuio, Luzilândia

Por Flalrreta Alves