Márcio Sales/Sesapi Sistema melhora faturamento de hospitais em 30%, garante secretário Seis unidades de saúde participam do projeto que vai agilizar e modernizar a gestão

O secretário da Saúde, Mirócles Veras, lançou ontem (7), à noite no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV), o Aplicativo de Gestão dos Hospitais que vai revolucionar todo o sistema informatizado dos hospitais públicos. Seis unidades de saúde participam do projeto que vai agilizar e modernizar a gestão, com base em modelo adotado por várias instituições do país.

Mirócles Veras disse que facilitar o atendimento ao cidadão e melhorar o gerenciamento dos serviços é o objetivo do projeto. “Estamos realizando um investimento que vai melhorar em 30% o faturamento dos hospitais e agilizar o atendimento ao paciente”, explica o secretário.

As unidades que adotarão o aplicativo são Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP), Hospital Areolino de Abreu (HAA), Instituto de Doenças Tropicais Natal Portela, Hospital da Polícia Militar, Hospital do Mocambinho. Além da Secretaria Estadual de Saúde que comandará todo o Sistema.

Um dos mecanismos do aplicativo é o prontuário informatizado de cada paciente, com informações sobre ingresso, pedidos de exames, receitas de medicamentos e cirurgias. Os dados são usados por médicos, enfermeiros, setor administrativo e pelo faturamento, proporcionando maior precisão nos dados. O sistema funciona em tempo real.

A Empresa MV foi escolhida pelo fato de o sistema ter como principal referência o atendimento ao paciente. Como também para a área administrativa e financeiro.

A implantação do sistema resulta em mudanças na rotina das instituições. Isso porque, antes de receber o aplicativo, o hospital precisa estar preparado do ponto de vista da organização interna. Essa implantação deve ocorrer em todos os hospitais da rede. O prazo dependerá da necessidade de adequações de cada unidade, treinamento de pessoal e instalação de equipamentos.

O investimento vai garantir uma melhor metodologia nos processos de atendimento, faturamento, prontuário eletrônico, áreas de apoio, clínica e assistencial, entre outras áreas da unidade hospitalar beneficiada. “O sistema será integrado e proporcionará mais agilidade. Toda a gestão hospitalar está contemplada”, disse Vladimir Rocha, gerente comercial da MV.

Outros 23 estados brasileiros já receberam o mesmo sistema, que, atualmente, está em sua terceira geração. No Espírito Santo, por exemplo, 16 hospitais tiveram o SOUL MV implantado e, um ano depois, a capacidade e a qualidade no atendimento melhoraram em três níveis.

A expectativa é de que em cerca de oito meses essas primeiras 10 unidades hospitalares tenham o sistema implantado por completo. Toda a modernização estará em consonância com outros serviços já implantados, a exemplo da Central de Regulação de Leitos Hospitalares.

Por Flávio Moura e Fátima Oliveira