Márcio Sales/Sesapi Evento discute a pactuação dos indicadores da saúde Os indicadores viram metas que devem ser cumpridas pelos entes

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) reuniu, na manhã de hoje (18), no Diferencial Buffet, gestores da saúde do estado e municípios para discutir a pactuação dos indicadores da saúde 2014. Neste primeiro momento participam representantes de municípios do Território Entre Rios.

“A pactuação é a discriminação do que cada ente deve realizar, no caso Ministério da Saúde, Estado e municípios. São índices como cobertura populacional estimada pelas equipes de atenção básica, cobertura do serviço de atendimento móvel de urgência, taxa de mortalidade infantil, dentre outros”, explica Inácio Lima, da Sesapi.

Segundo ele, os indicadores viram metas que devem ser cumpridas pelos entes e ajustadas a cada ano. “Por isso acontecem esses encontros anuais para saber o que foi feito e a nossa meta é concluir em todos os territórios até o final de agosto”, afirma Inácio.

A pactuação tem como vistas o fortalecimento do Planejamento Integrado do Sistema Único de Saúde (SUS) e a implementação do Contrato Organizativo de Ação Pública da Saúde (COAP). É realizada no âmbito regional, partindo do reconhecimento das dinâmicas presentes no território e que influenciam na saúde, bem como das necessidades de saúde da população dos municípios da região. Observa as diretrizes, objetivos e metas estabelecidos nos planos de saúde de cada ente federado, aprovados no Conselhos de Saúde.