Márcio Sales/Sesapi Sesapi fará consulta ao TCE sobre contratação emergencial A reunião aconteceu no gabinete da presidente do TCE

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai fazer uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a possibilidade de contratação temporária de profissionais de áreas com déficit de pessoal em seu quadro, como obstetras, enfermeiros e pediatras. O assunto motivou uma reunião na manhã de hoje (19) entre o secretário de saúde Mirócles Veras; o secretário de administração, João Henrique Souza e a presidente do TCE, Waltânia Alvarenga. O encontro contou ainda com a presença de técnicos da Sesapi e gestores da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) e Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP). As duas unidades de saúde seriam as principais beneficiadas com o reforço de profissionais.

O cuidado é devido ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a necessidade urgente de alocar os profissionais até a realização de um novo concurso para contemplar áreas consideradas carentes.

“Precisamos fazer essa contratação emergencial para atender a demanda e, por isso, estamos aqui hoje nos reunindo com o TCE para saber da viabilidade de uma consulta para que nos seja dito se o Estado pode ou não pode tomar tais medidas”, explicou Mirócles Veras. A contratação seria através de um teste seletivo.

Segundo o secretário de administração, João Henrique Souza, a necessidade de chamar esses profissionais para a Saúde é urgente. “É uma necessidade imediata. A Sesapi fará todo o levantamento dos profissionais que precisa e em que áreas para que seja submetido ao TCE”, disse o secretário de Administração.

A presidente do TCE sinalizou positivamente com a consulta e que, tão logo o documento chegue ao tribunal, afirmou que o mesmo será submetido ao plenário. Waltânia Alvarenga disponibilizou durante a reunião técnicos do TCE para tirar dúvidas da equipe da Sesapi.