Solinan Barbosa/HGV Funcionando à noite, cirurgias do HGV aumentam em 20% De 21 de julho a 21 de agosto foram 30 procedimentos realizados

Trinta cirurgias foram realizadas no Hospital Getúlio Vargas (HGV) somente no turno da noite no período de 21 de julho a 21 de agosto, período que foi implantado o terceiro turno. Para a diretora do HGV, Clara Leal, representa um acréscimo de 20% no número de cirurgias ortopédicas realizadas no HGV.

Para o coordenador da Clinica Ortopédica, Wilson Rodrigues, é um ganho significativo. “Porque é um serviço que foi implantado agora, estamos trabalhando apenas dois dias na semana à noite e já estamos com esse resultado”, explica o cirurgião ortopédico.

Quem aprovou a novidade foi a idosa Maria Alves da Conceição, natural do município de Padre Marcos, localizado no sul do Estado do Piauí.  D. Maria Alves sofreu uma queda em casa e quebrou o braço e o fêmur. Foi transferida para o hospital de Picos e depois para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Como D. Maria precisava de uma cirurgia de alta complexidade, que somente é realizada no HGV, foi transferida e operada na quarta-feira à noite.

“A minha cirurgia foi muito bem feita, nada foi difícil”, fala agradecida a idosa que aguarda ser liberada pelo cirurgião ortopédico, Wilson Rodrigues.

Para a diretora Clara Leal, a implantação do terceiro turno é uma forma de reduzir a fila de espera e diminuir a demanda de pacientes do HUT. "Estamos realizando cirurgias a noite apenas dois dias na semana, a meta é realizar todos os dias para aumentar, cada vez mais, o número de cirurgias ortopédicas no HGV", explicou.

Por Fátima Oliveira