Maria Teixeira Hemopi realiza oficina de Imunohematologia para as regionais A Oficina acontece nos dias 25 e 26 de agosto, com 20/horas-aulas, para 45 participantes

O Centro de Hemoterapia do Piauí (Hemopi), por meio da Gerencia da Hemorrede e Supervisão de Ensino e Pesquisa, está realizando mais uma qualificação destinada aos gestores e Técnicos dos Hemocentros Regionais (Floriano, Parnaiba e Picos) e Agencias Transfusionais do Piauí.

A Oficina acontece nos dias 25 e 26 de agosto, com 20/horas-aulas, para 45 participantes e visa abranger processos e controle de qualidade nos laboratórios de imunohematologia, em conformidade com as normas e boas práticas da Política Nacional do Sangue e Hemoderivados, conforme a Portaria 2712/13 e RDC 34/14, do Ministério da Saúde.

A proposta da capacitação é melhorar a resposta aos serviços, e com mais segurança, a quem precisa de sangue transfusional. De acordo com um dos instrutores, oficina irá qualificar melhor os técnicos para os testes pré-transfusionais. “A oficina ajuda a reduzir a aloimunização dos pacientes, e isso mininimizar as reações transfucionais”, explica o biomédico Francisco Pires.

Para a Técnica de Laboratório da Agencia Transfusional de Luzilandia Piaui, Valdivia Siqueira, é uma oportunidade de segurança na execussão do trabalho. “Os pacientes que precisam de transfusão de sangue sofrem muitas reações transfucionais, e saber lidar com isso é muito importante para a segurança no trabalho”, declara.

A oficina acontece nos períodos da manhã e tarde no auditório do Hemopi.