A Coordenação de Pneumologia do Hospital Getúlio Vargas (HGV) informa que as pessoas que precisarem justificar a não realização do  exame Derivado Protéico Purificado-PPD podem requerer uma cópia do Ofício Circular nº 25 do Ministério da Saúde, na Clinica Pneumológica do HGV, para apresentar o médico que está solicitando o exame. 

Segundo a supervisora de enfermagem, Eronilda Silva, o documento vai respaldar o médico para que tome outras alternativas no diagnóstico da Tuberculose. 

A enfermeira explica que o Ministério da Saúde vem enfrentando sérias dificuldades na negociação com a empresa produtora para aquisição do PPD (RT23 2UT,1mL frasco ampola de 1,5mL) por esse motivo, a reposição dos estoques atuais, com validade até o dia 30 de junho/2014, está comprometida e não tem previsão para sua reposição.

Ela informa que, o Ministério da Saúde, enviou um documento para todas as coordenações do Estado com orientações de como proceder, caso o médico solicite o exame para o paciente. Segundo ela, outros exames podem detectar a doença como os exames de Baciloscopia, Raio –X de tórax e Biópsia. 

“O PPD, isoladamente, não é diagnóstico da doença, uma vez que indica apenas que a pessoa teve contato com o bacilo, o que pode ter ocorrido através da vacina BCG, principalmente em crianças, ou pelo contato com o bacilo eliminado por pessoas infectadas”, explica Eronilda.

Por Fátima Oliveira