Márcio Sales/Sesapi Ministério da Saúde certifica Metódo Canguru da Maternidade Evangelina Rosa Secretário Mirócles em visita a ala do método Canguru da MDER

O Ministério da Saúde certificou, na manhã de hoje (29), o Método Canguru da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) como referência nacional nos cuidados aos bebês prematuros. A notícia foi dada pelos apoiadores do MS ao final da oficina para tutores do Método Canguru, que estava acontecendo desde o dia 25 de agosto, no Diferencial Buffet.

O atendimento é modelo de assistência perinatal, com cuidados especiais voltados para o recém-nascido prematuro, bem como, para a mãe e para os demais familiares. Pele a pele, junto ao colo da mãe, o bebê é colocado em contato direto à mãe. A técnica é uma política nacional. Hoje, a MDER conta com 17 leitos habilitados para o Método Canguru.

"Para nós essa certificação só vem a engrandecer o trabalho realizado pelos profissionais da maternidade na luta para salvar as vidas dos nossos bebês prematuros. É um reconhecimento nacional", disse Cristiane Moura Fé, Superintendente de Atenção à Saúde.

A capacitação trabalhou com três eixos: a assistência pré-natal, a assistência ao nascimento e a assistência perinatal. O Método Canguru ajuda no desenvolvimento físico e emocional do bebê, reduz o estresse, a dor e o choro do recém-nascido; estabiliza o batimento cardíaco, a oxigenação e temperatura do corpo do bebê; ao ouvir o som do coração e da voz da mãe, o bebê fica mais calmo e sereno; aumenta o vínculo mãe-filho; favorece o aleitamento materno; contribui para a redução do risco de infecção hospitalar; proporciona maior confiança dos pais nos cuidados com o bebê e contribui para a otimização dos leitos de UTI.