Márcio Sales/Sesapi Ação estratégica vai reduzir fila de espera por cirurgias ortopédicas Equipe responsável pelos procedimentos cirúrgicos

O secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, visitou o Hospital da Polícia Militar (HPM) na manhã deste sábado (30) para anunciar uma nova ação estratégica visando a redução da fila de espera por cirurgias ortopédicas: atualmente, essa fila, por cirurgias eletivas, está com cerca de 2.000 pessoas. A expectativa é de que, com a ação estratégica continuada - e não em caráter de mutirão - haja uma redução de até 80% dessa fila.

"Pelo menos 1.000 pessoas da fila a gente espera atender prontamente, realizando essa ação estratégica. Junto conosco, também está a rede privada conveniada ao SUS, realizando, além de cirurgias ortopédicas, procedimentos em outras áreas, como a pediatria", frisou o secretário Mirócles Veras.

A  ação é uma parceria entre Sesapi e prefeitura de Teresina

Outros hospitais de referência, no interior e na capital, também participarão dessa ação. No HPM, por exemplo, todos os sábados (mantendo o atendimento normal durante a semana), deverão ser feitas cerca de 30 cirurgias, no horário das 07h às 19h, envolvendo uma equipe de cerca de 40 profissionais, entre médicos, anestesistas, enfermeiros e auxiliares.

"Agora mesmo, durante a visita do secretário, nosso centro cirúrgico está em pleno funcionamento. Pacientes sendo bem atendidos e rapidamente encaminhados para a recuperação", pontuou o Coronel Gerardo Rebelo, diretor-geral do HPM.

Com o secretário Mirócles, também estiveram na visita o prefeito de Teresina, Firmino Filho, o presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Aderivaldo Andrade, e o superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, Pedro Leopoldino. A equipe médica do HPM, coordenada pelo diretor Gerardo Rebelo, recepcionou a visita técnica.

O doceiro Francisco Brito, de Caxias-MA, que aguardava na sala de pré-operatório, já devidamente vestido para o centro cirúrgico, foi um dos beneficiados com a nova ação do Estado. "Fui atropelado por um carro e fui levado ao HUT. Lá, felizmente, me transferiram aqui para o HPM e com muita felicidade, sem demora, em instantes vou fazer minha cirurgia", comemorou.

Por Flávio Moura