Francisco Carvalho/Uruçuí News Secretário participa de entrega do CEIR Móvel em Uruçuí

O secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, participou da entrega de novos produtos do projeto CEIR Móvel no município de Uruçuí, na manhã desta terça-feira (2). Cerca de 500 meios auxiliares de locomoção solicitados pela população foram entregues, através do CEIR Móvel, que leva parte dos serviços do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR) às cidades do interior do Piauí.

A entrega aconteceu no Clube Maçônico, localizado no Conjunto Malvinas, em Uruçuí, iniciando às 09h e se estendendo até a tarde desta terça. A equipe do CEIR fica na cidade até amanhã (3) para realizar a entrega de todos os equipamentos. A população de Antônio Almeida, Baixa Grande, Ribeiro Gonçalves e Sebastião Leal também foi contemplada nesta etapa do projeto.

O CEIR Móvel retira medidas dos pacientes que precisam de produtos como cadeiras de rodas, muletas, órteses, próteses, bengalas, cadeiras de banho, coletes e calçados especiais para diabéticos. Os equipamentos são fabricados sob medida, em Teresina, na Oficina Ortopédica do CEIR, e entregues posteriormente na cidade onde foi realizado o atendimento.

Para receber os equipamentos indicados no atendimento é preciso apresentar um documento de identificação com foto do paciente. O serviço é custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com o apoio das prefeituras municipais e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

“É um dos mais belos e eficientes projetos da nossa saúde pública, que vem ao longo dos últimos anos ajudando tantas pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial, que precisam muito da assistência integral e de qualidade. A meta é manter a parceria e atender todo o Estado, de maneira que as pessoas não tenham que se deslocar até a capital”, frisou Mirócles Veras, secretário de Estado da Saúde.

Na oportunidade, o secretário de Saúde ainda visitou as obras de reforma do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, que está com trabalhos de reestruturação em andamento. "Assim como em Uruçuí, a nossa prioridade será intensificar os investimentos nas demais cidades-pólo, que possuem unidades de saúde de referência, contribuindo, cada vez mais, com a diminuição da transferência de pacientes", finalizou.

Por Flávio Moura
Com informações da Ascom/CEIR