Márcio Sales Carreta da Mulher supera expectativas de atendimento no primeiro dia O projeto da Carreta da Mulher foi lançado na última segunda-feira

Eram 6h30 desta quarta-feira (3) quando a dona de casa Marlene Barbosa chegou ao hospital municipal Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Na porta da unidade de saúde estava posicionada desde as primeiras horas do dia, a Carreta da Mulher. Dona Marlene estava em busca de uma mamografia, exame que não faz há 4 anos. A mamografia é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O projeto da Carreta da Mulher foi lançado na última segunda-feira e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e a Fundação Maria Carvalho Santos, gerenciadora do serviço.  “Meus pais morreram de câncer, e eu tenho chances de adquirir a doença, mas devido a burocracia, demora e dificuldade de conseguir uma consulta para realização do exame, estou há quatro anos sem fazer a prevenção e mamografia”, justifica.

Assim como Marlene, muitas mulheres compareceram ao local para a realização do exame de mamografia que, a partir de agora, será feito de maneira descentralizada através da carreta da saúde da mulher. Só nas primeiras horas de atendimento, 30 exames já haviam sido feitos.

As mulheres foram informadas da presença da carreta no bairro através do agente de saúde comunitário. “Além do acesso rápido, ainda fica perto de casa”, revela Marlene Barbosa, moradora do bairro Parque Brasil I.

Quem operacionaliza as ações de atendimento e realização do exame é a Fundação Maria Carvalho Santos. “É uma ação conjunta da Secretaria de Estado da Saúde, da Fundação Municipal de Saúde e sociedade organizada, através da Fundação Maria Carvalho Santos, para atender a saúde oncológica das mulheres do Piauí descentralizando os exames que antes só eram realizados em Teresina”, pontua o secretário estadual de Saúde, Mirócles Veras.

Por mês, a Carreta da Mulher terá capacidade de realizar mil exames. São cem por dia. Ao final de um ano, 12 mil mulheres serão beneficiadas com exames gratuitos.  O veículo ficará no bairro Santa Maria até a próxima sexta-feira, 06 de setembro. No dia 8 segue para o município de São João do Piauí onde ficará até o dia 10.  Após São João, Conceição do Canindé (11 a 12), Floriano (15 a 19) e Parnaíba (22 a 26) serão os próximos municípios a ser contemplados.

O projeto nem bem começou e já vai crescer. Outras duas carretas já foram adquiridas, ampliando o atendimento por ano para 36 mil exames. Para se ter uma ideia do salto na realização dos procedimentos, em 2013 o Piauí fez 14 mil exames, por tanto, só os  veículos farão mais que o dobro.

Por Flalrreta Alves