Cyntia Veras/Divisa Vigilância Sanitária reúne profissionais para tratar de Infecção Hospitalar O objetivo principal foi discutir o monitoramento das notificações

A Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) reuniu, na manhã desta quinta-feira (11), membros das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar de hospitais públicos e privados de Teresina e do interior do Estado com leitos de UTI. O objetivo principal foi discutir o monitoramento das notificações das infecções relacionadas à assistência a saúde no sistema FORMSUS. O serviço é do DATASUS e de uso público com normas de utilização definidas, compatíveis com a legislação e com a Política de Informação e Informática do SUS.

Foram convidados 16 hospitais da capital (públicos e privados) e 3 hospitais dos municípios de Floriano e Parnaíba. Com a reunião, o Estado reforça a importância das notificações, uma vez que elas servirão de subsídios para medidas de prevenção e controle das infecções nos hospitais relacionadas a microrganismos multirresistentes. “Após as notificações no Sistema, que devem ser feitas mensalmente, a Agência Nacional de Vigilância do Estado (ANVISA) consegue monitorar, em nível nacional, as infecções nos estabelecimentos de saúde”, ressaltou Amparo Bida, coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar Estadual.

Os participantes tiveram a oportunidade de receber, ainda, orientações gerais sobre as medidas de prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) por microrganismos multirresistentes.

O Laboratório Central do Estado (LACEN) também participou da reunião. O  farmaceutico-bioquimico Denis Furtado esclareceu sobre a análise microbiológica das culturas que estão realizando para os hospitais do estado. O LACEN é referência no Estado para análise molecular em caso de culturas positivas para bactérias multirresistentes.

Higienização das Mãos

O número de infecções hospitalares pode ser reduzido em grande escala se for posto em prática hábitos simples, como a higienização das mãos. Profissionais de saúde, visitas, parentes, acompanhantes devem ter o cuidado de lavar bem as mãos para não servirem de veículos dos agentes de contaminação.

Por Cyntia Veras