Márcio Sales/Sesapi Hospital do Mocambinho ganha dez leitos psicossociais e Teresina fica perto de cumprir meta do MS Mãe do jovem homenageado se surpreende com placa de inauguração

A Secretaria de Estado de Saúde (SESAPI) entregou hoje ao Hospital do Mocambinho, mais dez Leitos de Atenção Psicossocial. Com isso, a unidade de saúde, que é referência no tratamento a pacientes dependentes de álcool e drogas, passa a contar com 20 leitos. A diretriz do Ministério da Saúde estabelece que para cada 23 mil habitantes deverá existir no município um leito psicossocial. No caso de Teresina seriam necessários 36, meta que deve ser atingida até o final do ano.

“Aparentemente é um número pequeno, mas a gente precisa lembrar que  a diretriz do Ministério da Saúde diz que são 23 mil habitantes para cada um leito. Teresina só há a necessidade, segundo a demanda de hoje, para 36 leitos, mas até o final do ano a gente cumpre essa meta em parceria com a prefeitura de Teresina, que também vai implantar dez no Hospital do Promorar, já tem 4 no Hospital da Primavera e mais 4 serão implantados no Hospital Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi. Com isso, chegaríamos a 38, ultrapassando a meta”, disse a gerente de saúde mental da Sesapi, Leda Trindade.

A ala onde foram instalados os novos leitos no Hospital do Mocambinho recebeu o nome do estudante de psicologia Víctor Marchel Lopes Rodrigues (In Memoriam), que defendeu com veemência a luta contra o tratamento manicomial de pessoas com transtorno mental no Piauí. Familiares do jovem participaram da solenidade e se emocionaram com a homenagem.

Ainda durante a solenidade  foi inaugurada a reforma do Consultório Odontológico do hospital que, a partir de agora, passa a funcionar 24 horas. “É mais uma ação importante da saúde do Piauí. Já estamos trabalhando melhorias nos hospitais regionais, inauguramos a nossa Central de Regulação, lançamos o Plano de Oncologia e a Carreta da Mulher e, ainda, estamos contribuindo para o fim das filas no HUT. Até o fim do ano em parceria com a prefeitura de Teresina estaremos cumprindo mais essa meta, que é aumentar o atendimento psicossocial aos nossos pacientes”, disse o secretário Mirócles Veras.

A Coordenadora de Enfrentamento às Drogas do Estado, Jeannete Souza, afirmou que o Hospital do Mocambinho mantém hoje a parceria mais forte com a Cedrogas. “Esse trabalho do Mocambinho é muito especial. Vem acolhendo e dando um tratamento correto. É a parceria mais forte que temos na Cedrogas hoje. Não podemos mais continuar perdendo pessoas. A Cedrogas paga hoje 156 vagas nas comunidades terapêuticas e a Saúde 54 em Organizações Sociais. Temos que começar a separar o problema de saúde mental e dependente químico para que o encaminhamento e o tratamento seja adequado”, declarou.

O Serviço Hospitalar de Referência álcool e drogas do Hospital do Mocambinho compreende um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial do Estado. Tal componente se caracteriza por ser constituído por equipe multiprofissional que tem como objetivo oferecer cuidado e atenção no tratamento da desintoxicação e crise de abstinência a usuários de crack, álcool e outras drogas, bem como sensibilizar usuários e familiares no sentido de referenciar e dar prosseguimento ao tratamento por um maior período de tempo em outros dispositivos da Rede.