Dados do relatório de cirurgias realizadas no Hospital Getúlio Vargas (HGV) apontam que o número de procedimentos ortopédicos mais que dobrou em cinco meses. A média de cirurgias realizadas nos primeiros três meses do ano era de 50 procedimentos. A partir de abril, houve um crescimento e a média passou para 180 cirurgias por mês. Nos últimos cinco meses, no período de abril a agosto, já foram  registradas 639 intervenções, um aumento de  mais de 100%.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, assegurou que a meta é ampliar ainda mais a produção cirúrgica e, assim, reduzir o tempo de espera dos pacientes. Ela credita o aumento a um melhor gerenciamento da Clínica Ortopédica e à realização de cirurgias no período noturno, que otimizou o volume cirúrgico e deu  uma maior rotatividade dos leitos.

Segundo ela, o aumento do número de cirurgias não aconteceu somente na área de ortopedia, mas, em todas as especialidades. “Durante todo o ano de 2013 foram realizados 8.216 procedimentos e este ano, até o mês de agosto, já registramos um total de 5.395 cirurgias”, completou Clara Leal.  

O HGV é o único hospital público do Estado credenciado pelo SUS para cirurgias ortopédicas de alta complexidade. “São cirurgias complexas que nenhum hospital possui estrutura de equipamentos e materiais para realizar”, ressaltou o cirurgião ortopédico e coordenador da Clínica Ortopédica, Wilson Rodrigues. 

Quanto às transferências, nos últimos cinco meses, foram transferidos para o HGV 314 pacientes ortopédicos, sendo 154 do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e 151 de hospitais do interior do Estado, além de nove de outros hospitais da capital. 
 

Por Fátima Oliveira