Márcio Sales HEDA será o hospital escola do curso de Medicina em Parnaíba O convenio já foi feito entre o governo do estado e a UFPI para que o HEDA

O secretário de estado da Saúde, Mirócles Veras, participou na noite desta sexta-feira (19), em Parnaíba, da aula inaugural do curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI).  A solenidade aconteceu no Campus Ministro Reis Velloso. De início, o curso irá começar com 40 vagas.  

Segundo o secretário, a UFPI vai usar o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) como hospital escola. “O convenio já foi feito entre o governo do estado e a UFPI para que o HEDA sirva como hospital escola não só para Medicina, mas para os demais cursos de saúde. Já começamos a discutir e programar sua estrutura física e profissionais para, na hora que for necessário, a estrutura esteja montada”, afirmou Mirócles.

Durante seu pronunciamento, o secretário falou dos avanços na saúde de Parnaíba e citou a chegada do serviço de oncologia. “Há uma semana eu estava na inauguração do primeiro serviço de hemodinâmica de Parnaíba. Três dias antes assisti o primeiro procedimento cardíaco também aqui em Parnaíba. Isso demonstra a união pelo desenvolvimento da saúde pública, filantrópica e privada do nosso estado. Sem falar no serviço de oncologia, que já discutimos com a prefeitura a sua implantação e vai garantir ainda mais o desenvolvimento da saúde pública nossa cidade”, ressaltou.

Mirócles disse ainda que a implantação do curso de Medicina em Parnaíba é um momento histórico e garantiu apoio do Estado a UFPI, alunos e professores. “É uma satisfação está aqui hoje como secretário de saúde e parnaibano participando do lançamento da aula inaugural do curso de medicina. Estamos ao da universidade, dos estudantes, professores, médicos e ao lado de todos. Vivemos hoje um momento histórico”, disse.

Instituído em maio deste ano, o curso vai funcionar com 80 vagas por ano. Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes; a vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira e o diretor do campus de Parnaíba, Alexandro Marinho, além de autoridades políticas.