BLH Curso qualifica profissionais sobre processamento de Leite Humano O evento vai até o dia 26 de setembro, no Diferencial Buffet

A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, em parceria com o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) está realizando até o dia 26 de setembro, no Diferencial Buffet, em Teresina, curso de processamento e controlo da qualidade do leite humano. A Comissão Estadual de Banco de Leite Humano também é parceira do evento.

De acordo com Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite da MDER, o principal objetivo da curso é formar e qualificar os profissionais de banco de leite e postos de coleta de leite humano. "Em relação ao manejo adequado, processamento e controle da qualidade do leite humano ordenhado e doado por doadoras voluntárias", explica.

Ainda de acordo com a coordenadora, a iniciativa faz parte do programa de expansão com qualificação da Rede Iberoamericana de bancos de leite humano. "Que investe continuamente na qualificação dos profissionais que operacionalizam todo o processso do leite humano", avalia.

O Banco de Leite da MDER trabalha com doações abaixo da média. Para atender a demanda com folga, seriam necessários dez litros de leite humano por dia. Em média, as doações não chegam a 50% da esperada e estacionam quase sempre nos quatro litros diários. Por isso, é necessária a conscientização das mamães para que essa realidade mude.

Por dia, cerca de 5% dos partos realizados na Maternidade Dona Evangelina Rosa são de bebês prematuros, ou seja, a demanda por leite humano só cresce. Para chegar até o recém-nascido, o leite doado passa por uma série de etapas. “Começa com a sensibilização da mãe, ela faz a coleta em casa, quando chega vai para análise sensorial da embalagem, depois ele é degelado e vai para o processamento, depois pasteurização e vai para análise de microorganismos. A gente leva 48h para fazer a leitura do leite. Por isso a necessidade de uma coleta maior”, explica Vanessa.