Márcio Sales/Sesapi Centro de Referência Feminino AD é o primeiro do país nessa categoria

Segundo a gerente estadual de Atenção à Saúde Mental da Sesapi, Leda Trindade, o Centro de Referência Feminino em Recuperação Álcool e outras Drogas (CERAD) é o primeiro do Brasil a oferecer um serviço nessa categoria, sendo um passo importante na continuidade da luta contra o tratamento manicomial. O CERAD foi inaugurado na manhã de hoje (30) e será suas atividades iniciadas em cerca de 60 dias.

O CERAD é um espaço para acolher mulheres dependentes químicas que buscam o tratamento e a recuperação, promovendo a saúde para uma melhor qualidade de vida. O Centro poderá receber até 70 mulheres, incluindo o espaço para grávidas e em período pós-parto, e funcionará no antigo CSU do bairro Buenos Aires, zona Norte de Teresina.

A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Estado do Governo, Freitas Neto, representando o Governo do Estado, além do secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, da gerente de Saúde Mental, Leda Trindade, do prefeito de Teresina, Firmino Filho, e de demais membros da Sesapi e órgãos estaduais ligados à área.

“Essa é a continuação de um trabalho intenso que o Estado vem desempenhando ao longo dos últimos anos. É uma oportunidade única na contribuição para a melhoria da qualidade de vida de inúmeras famílias e a nossa meta é antecipar o início do seu funcionamento, se possível, antes dos 60 dias previstos”, disse Mirócles. “Esse é o resultado de um grande esforço de todos nós, mas, especialmente, de todos que fazem a Sesapi, com um trabalho responsável e de excelência”, ratificou Freitas Neto.

Para o prefeito Firmino Filho, “é mais do que importante que haja no poder público uma postura de solidariedade em relação a essas pessoas (dependentes químicos), um compromisso com a libertação delas”, frisou. Em sua fala, Leda Trindade, que coordenou os trabalhos de cerca de três anos para que o CERAD fosse entregue, se emocionou com o momento. “Obrigada a todos vocês, que, direta ou indiretamente, nos ajudaram a realizar esse sonho, não só meu, enquanto gestora, enquanto psicóloga, mas, de toda a sociedade. Muito obrigada!”, enfatizou.

Uma equipe multiprofissional, composta por psicólogos, terapeuta ocupacional, educador físico, assistente social, enfermeiro e técnico em enfermagem, estará à frente dos serviços oferecidos pelo Centro, com acompanhamento e parceria dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e de hospitais gerais com leitos psicossociais, que oferecem o cuidado integral a essas pessoas que estão no período de recuperação.

A recuperação/acolhimento poderá acontecer num prazo de até nove meses. Sendo necessária a permanência mais longa, a equipe fará a avaliação, com a possibilidade de extensão do tratamento.

O CERAD-FEM não funcionará como porta de entrada, mas, respeitando a regulação necessária para maior organização e fluxo do serviço. A usuária será referenciada pelo CAPS, independentemente da modalidade; pelo Hospital do Mocambinho; Hospital Areolino de Abreu e Maternidade Dona Evangelina Rosa.

O Centro recebe o nome de Nise da Silveira, uma renomada médica psiquiatra brasileira, aluna de Carl Jung, que dedicou sua vida à psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia.

O CERAD-FEM recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão de reais: recursos oriundos do tesouro estadual.

Por Flávio Moura