Começou a funcionar nessa manhã de terça-feira (30) o novo equipamento de hemodinâmica do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O serviço foi inaugurado pelo secretário de Estado da Saúde, Mirócles Veras, no dia 24 de setembro. A diretora-geral do HGV, Clara Leal, disse que o serviço significa um avanço na saúde pública do Estado.
 
A diretora explicou que esse o primeiro serviço público de hemodinâmica do Estado a funcionar.  “Os equipamentos e a estrutura física custaram em torno de R$ 2 milhões de reais e vão proporcionar uma economia para o HGV, porque, antes, todos esses exames e procedimentos eram terceirizados pelo SUS”, pontuou.
 
Foram realizados procedimentos vasculares, neurológicos e cardíacos: como arteriografia de membro inferior, pela equipe do médico cirurgião vascular, Martônio Assunção. Como, também, procedimentos para tratamento de aneurisma, a exemplo da embolização com implante de Stent, pelo neurocirurgião Daniel França.
 
Para Daniel França, o tratamento de aneurismas intracranianos pela técnica endovascular é uma evolução relativamente recente. Segundo ele, o HGV está acompanhando as novas tecnologias. “Essa modalidade de tratamento ganhou ampla aceitação mundial, principalmente, pelo fato de evitar a craniotomia (abertura do crânio), possibilitando uma recuperação mais rápida do paciente e uma maior segurança e qualidade, tanto para o paciente, quanto para o cirurgião”, frisou.
 
A equipe é composta dos cirurgiões vasculares, neurocirurgiões e cirurgiões cardíacos e anestesistas, além de enfermeiros, tecnólogos e auxiliares. Entre os médicos, destacam-se os neurocirurgiões Daniel França, Arquimedes Cavalcante; os cardiologistas Alexandre Adad (coordenador), Sebastião Martins, além dos vasculares Martônio Assunção (coordenador), Marcos Crisânto. A enfermeira Claudicéia Noleto, o tecnólogo Raimundo Wernek e os técnicos em enfermagem, Mário e Maria Clara, também compõem a equipe.
 

Por Fátima Oliveira