Márcio Sales Sesapi comemora avanços no Dia Mundial da Saúde Mental Centro de Referência Feminino inaugurado recentemente

Hoje, 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental. Este ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca os perigos da esquizofrenia. Para isso, o tema da campanha nesta edição é “Vivendo uma Vida Saudável com Esquizofrenia" e busca ampliar a defesa dos pacientes sobre os cuidados e formas mais adequadas de tratamento. Para lembrar a importância da data, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da gerencia de Saúde Mental. vem realizando nos últimos meses atividades importantes por meio dos Centros de Apoios Psicosocial (Caps), espalhados por Teresina e pelo interior.
 
De acordo com a gerente de Saúde Mental da Sesapi, Lêda Trindade, a secretaria vem mobilizando os municípios do Estado que possuem Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) a desenvolverem ações. “As Residências Terapêuticas, associações e Caps de vários municípios aproveitam a data mostrando a população e a sociedade suas experiências. Os serviços oferecidos têm surtido efeitos positivos, tanto no aspecto da melhora no acesso, como na recuperação parcial e total de dezenas de pacientes”, afirma Leda Trindade.

Pelo interior do Piauí merecem destaque os Caps de Água Branca, Floriano e São João do Piauí. Alem de tratar da esquizofrenia, a Sesapi vem sendo referência no tratamento de outras doenças na área da saúde  A coordenadora do Caps de São João do Piaui, Livia Rocha, mostrou experiências exitosas em fóruns realizados pela Sesapi neste ano e enfatiza a importância do acolhimento desses pacientes. “Um homem que foi excluído pelos pais, se entregou ao mundo das drogas e do álcool e de repente se descobre com um talento voltado para as artes plásticas. Isso mostra que quando se tem estrutura e profissionais qualificados é possível recuperar essas pessoas”, disse a psicóloga.

Para Leda Trindade, o 10 de outubro é uma data que pode ser comemorada, pois nos últimos 4 anos o Piaui se tornou o Estado que mais conquistou avanços nesta. Um levantamento do Ministério da Saúde sobre a Rede de Atenção Psicossocial no Brasil, mostra o Piauí como o sexto estado com melhor cobertura de CAPs. “Alem dos investimentos nos Caps, conseguimos também muitas conquistas importantes na recuperação desses pacientes através dos nossos hospitais e de nossos profissionais. O Hospital do Mocambinho e o Centro de Referencia Feminino AD são exemplos de investimentos que valem a pena para assim melhorarmos a qualidade de vida dessas pessoas”, destaca.

10 de Outubro
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 450 milhões de pessoas são atualmente afetadas por desordens mentais e neurológicas, sendo que milhões nunca buscarão ou receberão tratamento. Transtornos mentais são reais, diagnosticáveis, comuns e universais. Se não tratados, podem produzir sofrimento e graves limitações nos indivíduos, além de perdas econômicas e sociais.

Tratamento
Especialistas da OMS afirmam que existem 21 milhões de pessoas com esquizofrenia no mundo, 12 milhões de homens e 9 milhões de mulheres.
Praticamente metade delas recebe tratamento de saúde, mas nos países de baixa e média rendas o índice é inferior. Na África, por exemplo, 80% dos que sofrem da doença não recebem atendimento.

Por Adriano Magno