Sesapi Samu realiza treinamento de ventilação mecânica O estado já soma 58 bases do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (Samu)

A Coordenação Estadual do SAMU realizou nesta sexta-feira (10), um treinamento em ventilação mecânica para equipes de suporte avançado das bases de Floriano, Simplício Mendes e São Raimundo Nonato. O curso aconteceu na seda do SAMU estadual.

Segundo Christiane Rocha Leal, coordenadora do SAMU, o objetivo do treinamento é fazer uma abordagem sobre os avanços tecnológicos da ventilação mecânica, ventilação mecânica em situações especiais.

"A ventilação mecânica pode salvar vidas e é usada na medicina intensiva, como é o caso da unidade de suporte avançada do SAMU", disse a coordenadora.

O estado já soma 58 bases do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (Samu) em funcionamento.

O SAMU é desenvolvido pela Sesapi, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí organizadas macrorregionalmente.

É responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de Urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região.