O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou no sábado(11) e domingo (12), Treinamento em Emergencia Cardiovascular Avançado (TECA). O curso foi ministrado por instrutores da Escola Paulista de Medicina, coordenado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O objetivo  é focar a Parada Cardio-Respiratória em situações emergenciais.

Segundo a coordenadora e instrutora do Curso, a médica cardiologista da Escola Paulista de  Medicina, Erica Jesus, o curso é uma ferramenta muito útil e indispensável para unidades hospitalares e pré-hospitalares que trabalham com emergência médica no Brasil. “Neste curso o profissional  aprenderá como agir em uma situação de emergência nos casos de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Parada Cardiorespiratória (PCR), Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Obstrução de Vias Aéreas (engasgo. Além da importância do Trabalho em equipe e time de resposta rápida”, explica a médica.

Segundo Erica Jesus, o TECA  foi desenvolvido baseado na  Diretriz Brasileira de Parada Cardio-respiratória e Emergência Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia e a Diretriz mais recente do ILCOR (International Liaison Committee on Resuscitation). O curso foi desenvolvido por especialistas em emergência cardiovascular, seguindo critérios modernos de didática e treinamento.

A diretora geral do HGV, Clara Leal, ressalta que o Treinamento faz parte do processo de qualidade e segurança que o HGV está passando. “Como podemos ter um hospital acreditado, como ter qualidade, se não tiver profissionais qualificados. O processo de Acreditação Hospitalar visa que cada profissional tenha, pelo menos, 40 horas de capacitação por ano”, explica Clara Leal.

Por Fátima Oliveira