A Prefeitura Municipal de Picos, por intermédio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Ministério Publico, conselhos e a Secretaria de Assistência Social (Sasc), receberá recursos para desenvolver ações de promoção de saúde e prevenção de agravos na atenção básica.

Após monitoramento realizado por técnicos do Ministério da Saúde, a cidade de Picos agora fica habilitado para desenvolver ações de saúde com adolescentes em conflito com a lei.

O projeto visa desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde destinada aos jovens de 12 a 18 anos e que se envolveram com problemas de furto, violência e justiça. De acordo com a coordenadora de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente da Sesapi, Rosa Laura, este programa tem como foco estimular a busca de uma melhor qualidade de vida e reinserção desses jovens à sociedade.

“Este plano foi elaborado pela secretaria municipal de saúde de Picos e através do monitoramento dos técnicos da Sesapi e do Ministério da Saúde esses jovens agora terão acesso a informações em saúde que possam melhorar sua qualidade de vida”, explica Rosa Laura.

Segundo Rosa Laura, alem de Picos, Parnaíba, que também já recebe os investimentos, em breve deve se adequar a uma nova portaria do Ministério da Saúde,para, assim receber mais recursos. A capital do Estado, Teresina também deve está se adequando a esta portaria para desenvolver ações de promoção de saúde e prevenção de agravos na atenção básica.

Por Adriano Magno