A Associação dos Hemofílicos do Piauí, em parceria com a Baxter e o Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) promovem amanhã e quinta-feira (16), o 1º Encontro de Pessoas com Hemofilia do Piauí. O evento acontecerá na sede do hemocentro, a partir das 8h, e irá tratar de diversos aspectos relacionados ao tratamento e acompanhamento de pessoas com hemofilia, bem como orientações referentes a programas e questões que envolvem portadores de hemofilia.

No Piauí, são cadastrados 186 hemofílicos no programa de coagulopatias que, entre outras ações, faz a distribuição da medicação – Fator VIII,  usada para conter as hemorragias em hemofílicos.

Conhecida como a “doença do sangue azul”, a hemofilia ocorreu em diversas famílias reais da Europa. Dentre os 9 filhos, do casamento da Rainha Vitória com seu primo, o príncipe Alberto, Leopoldo tinha hemofilia, e Alice e Beatriz eram portadoras. Assim, tem inicio a disseminação da hemofilia pela família real britânica, atingindo a maioria das famílias reais europeias.

A hemofilia é uma coagulopatia hereditária, caracterizada pela ausência ou redução de proteínas chamadas fatores de coagulação, que ajudam a estancar as hemorragias, que podem acontecer espontaneamente ou por traumatismos. A pessoa com hemofilia necessita de medicação para conter um sangramento.

Um em cada dez mil meninos nasce com hemofilia. E mesmo sendo uma doença genética ligada ao cromossomo X, acomete quase exclusivamente indivíduos do sexo masculino. Podendo ser identificada logo no primeiro ano de vida, a partir do aparecimento de manchas roxas na pele, hematomas, sangramentos nas articulações e até hemorragia cerebral.

PROGRAMAÇÃO - DIA 15/10/14

Local: Auditório do Hemopi

08:00 – Abertura
08:00 – Associação dos Pacientes com Hemofilia -Izabel – Presidente da Associação dos Hemofílicos do Estado do Piauí
08:30 – Importância da Atualização do Cadastro - Ana Elzira Dantas Leopoldino
09:00 – Adesão ao Tratamento – Importância da Profilaxia - Luiz Ivando Pires Filho
09:30 – Fisioterapia – Importância da Reabilitação no Tratamento
10:00 – Sorteio de Brindes para as crianças - Lanche para os participantes 

DATA: 16/10/2014

 8h ás 8h15- Abertura do Evento - Coordenação do Programa de Coagulopatias no Piauí
 8h15 ás 9h10 -  MESA REDONDA: Atendimento Integral à pessoa com Coagulopatia Hereditária
8h15 - 8h30 - Novo Manual de Hemofilias - O Tratamento Padrão - Dr Luiz Ivando Pires Filho – HEMOPI
8h30 - 8h50 - Novo Manual de Profilaxia Primária - O que mudou ? - Dra Maria Aline Cerqueira – HEMOPI
8h50 - 9h10 - Importância da Atuação da Equipe Multidisciplinar- Enfa Micheli Martins - Consultora - Baxter
9h 10 - 9h30 - Discussão Interativa
9h30 - Coffee Break
10h - WORK SHOP - Organização do Hemocentro Ideal - Ações para a Descentralização do atendimento em cada Hemocentro Regional
10h50 - WORK SHOP - Apresentação das Equipes
11h30 - Encerramento das atividades

Por Maria Teixeira