Márcio Sales/Sesapi Sesapi participa de  seminário sobre Uso Racional de Medicamentos o seminário tem o objetivo de avançar na compreensão dos aspectos da judicialização da saúde.

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) participaram hoje (24), do I Seminário Multiprofissional Sobre Uso Racional de Medicamentos: Judicialização e a Assistência Farmacêutica no SUS. O evento acontece durante todo o dia no Auditório do Bloco de Farmácia na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e discute os dez anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF).

"Os desafios para a gestão da assistência farmacêutica (AF) provocados pelo fenômeno da judicialização da saúde, representado pelo intenso uso da via judicial para fornecimento de medicamentos, vêm exigindo um tipo de atuação do gestor, administrativa e judicialmente diferenciada, no sentido de responder às ordens judiciais, evitar o crescimento de novas demandas, bem como preservar os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)", afirma Wislan César, diretor da Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF).

O superintendente de assistência à saúde, Pedro Leopoldino, também participou do evento e ressaltou que o seminário tem o objetivo de avançar na compreensão dos aspectos da judicialização da saúde. "Em especial, a relação deste mecanismo com a gestão da Assistência Farmacêutica no SUS", disse.