No último dia 22 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) concluiu o seminário sobre medidas de prevenção contra a febre Chikungunya, também conhecida como a ‘nova dengue’. Na oportunidade, os secretários municipais também receberam um alerta sobre a continuidade das atualizações dos dados referentes à dengue.

Entre outras informações, medidas e cronograma de ações a serem implantadas em todo o Estado para o combate da Chinkunguny, a Diretoria de Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas) trouxe também dados alarmantes quanto à ausência dos números atualizados dentro do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA).

De acordo com Telma Evangelista, diretora da Duvas, dos 224 municípios, apenas 30 estão com seus dados atualizados no sistema LIRA, fator que, segundo a diretora, pode prejudicar ainda a mais o combate a essa ‘nova dengue’.

“Não podemos deixar essa doença passar despercebida. Já temos casos registrados perto do nosso Estado, em Feira de Santana, na Bahia, e isso nos obriga a estarmos atentos. Ou os municípios se empenham para atualizar seus dados sobre dengue ou  sozinhos nossos técnicos e agentes de endemias dificilmente saberão contornar essa situação”, disse.

Alem dos dados que devem ser registrados no LIRA, a coordenação de Vigilância Ambiental da Sesapi recomenda ainda outros cuidados fundamentais como limpeza semanal de imóveis de diferentes áreas dos municípios. “Essas limpezas são cuidados básicos, mas, de extrema importância para detectar a frequência de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Com essa medida é possível saber quais ações devem ser desencadeadas naquelas cidades para combatê-lo”, destacou Inácio Lima, técnico da Sesapi.

Casos de Dengue no Piauí

Ate o último boletim epidemiológico realizado pela Sesapi, os casos de dengue somavam 7.059, um aumento de 51% em relação ao mesmo período de 2013.


Por Adrianno Magno