Maria Teixeira/Hemopi Hemopi capacita servidores com Oficina de Libras

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) concluiu na última sexta-feira (24) a Oficina de Libras, que buscou capacitar servidores a estabelecer um diálogo com pessoas surdas-mudas que pretendem realizar doação de sangue no Centro. O curso teve duração de 30 horas/aulas e aconteceu no auditório do Hemocentro do Piauí, entre os dias  22 de setembro e 24 de outubro, em 3 semanas alternadas,  capacitando mais de 30 servidores e estagiários do órgão.

De acordo com o diretor do Hemopi, Antonio Lages, o curso é de suma importancia. “Precisamos atender também as pessoas com deficiência auditiva que procuram o Hemopi para doar sangue. Assim, estamos possibilitando a inclusão dessas pessoas aos serviços do Hemopi”, disse, acrescentando que o Hemocentro está seguindo recomendação da Portaria 2712/13, do Ministério da Saúde, que determina que os hemocentros do país possuam funcionários capacitados nessa língua para atender a demanda de pessoas com deficiência auditiva.

A instrutora do curso e também intérprete, Cimocleide Castro, explicou que a iniciativa tem o objetivo de facilitar o atendimento e tornar o serviço mais humanizado, mostrando aos funcionários a importância de inclusão dessas pessoas, de forma igualitária. “A Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, no seu Art. 18, regulamenta e determina a obrigatoriedade do uso de libras nas unidades de ensino, serviços públicos e empresas concessionárias de serviços públicos”, completou.
 

Por Maria Teixeira