Solinan Barbosa/HGV HGV: Semana de Humanização aborda a segurança do paciente A Semana de Humanização terá seu último dia nesta sexta-feira (31)

No segundo dia da III Semana de Humanização do Hospital Getúlio Vargas (HGV),  a médica Silvia Lemos, do Hospital Memorial São José, de Pernambuco, falou sobre as estratégias para segurança do paciente em serviços de saúde. Segundo ela, o que o HGV está construindo com a implantação de uma cultura de segurança e qualidade vai colher em cinco ou seis anos. “Para se construir um cultura de segurança  é necessário acreditar, ter atitude para mudar e, sempre, ter conhecimento para encantar os demais”.

Ela explica que segurança do paciente é colocar em prática as seis metas internacionais como identificação correta do paciente para que não haja troca de nomes na hora de realizar qualquer procedimento; comunicação efetiva, com uma política de comunicação como sigilo de diagnóstico e tratamento com qualidade de informação no prontuário do paciente.

Além de correta administração e gerenciamento de medicamentos; realização de cirurgias segura, com equipamentos adequados, sala de recuperação, profissionais capacitados; controle de infecção e quedas dentro do hospital. A médica diz que a cultura da qualidade é uma percepção, um diferencial, que vai se perpetuando dentro da Instituição com atitude e conhecimento permanente.

Na parte da tarde será ministrada a palestra do professor Luis Marinho, abordando o tema: Motivação no Trabalho em Saúde no Ambiente Hospitalar. Ás 19h haverá a palestra da médica Kátia Marabuco sobre Interrelação Pessoal na Construção da Paz.

A Semana de Humanização terá seu último dia nesta sexta-feira (31), quando haverá a palestra os psicólogos Rogério Newton e Soraya Pessoa sobre Ciência Hedônica: A Ciência da Felicidade; seguida da Mostra Cultural e Exposição Por Baixo dos Panos. O evento será encerrado com um show com o humorista João Cláudio, às 18h.

Por Fátima Oliveira