No dia 15 de novembro será comemorado em todo o mundo, o Dia Mundial contra o Diabetes. As organizações sociais e a gestão pública organizam atividades para chamar atenção para a causa durante todo o mês, o chamado novembro azul.  No Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde/ Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso/Hipertensão e Diabetes e a Coordenação de Epidemiologia em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo-Piauí (SBEM) e a Associação dos Diabéticos do Piauí  (ADIP) estão realizando diversas atividades para marcar a data.

Este ano, o tema central da campanha foca a adoção de uma alimentação saudável, prática do exercício físico e educação em Diabetes, que tem como objetivo a necessidade crescente de informações à população sobre a doença e o aumento de programas de prevenção para evitar ou retardar a doença.

“O objetivo destas atividades é chamar a atenção para a importância de cuidados com o controle da alimentação e a prática de atividades físicas, capazes de prevenir e controlar o diabetes tipo 2, responsável por mais de 90% dos casos da doença e o único tipo de diabetes que pode ser evitado. Os problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral são as maiores causas de mortalidade no diabético, o que pode ser evitado com a prevenção da doença,” explica a coordenadora estadual de atenção à saúde do adulto e idoso, Gisela Brito.

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e aparece, 500 novos casos dia, destas, em torno de 118 mil (5,5%) estão no Piauí (estimativa para população adulta).

Além do evento ápice do mês de novembro, que será realizado no dia 15 - dia mundial do diabetes- a Sesapi recomenda como atividades: rodas de conversa com os diabéticos e ou familiares destes sobre a convivência com a doença e/ou o seu manejo (troca de experiências); caminhada, mutirão de detecção, monitoramento do perfil alimentar e nutricional dos diabéticos, com respectiva orientação, oficinas sobre o autocuidado, concurso de culinária saudável, entrevista em rádio/TV local, entre outros.

Confira a programação para o mês de novembro:

NOVEMBRO AZUL – DIABETES E VIDA SAUDÁVEL

Dia 01 – Iluminação da Ponte Estaiada (ADIP, DEP. LUCIANO NUNES, PMT)

Dia 03 – Ação educativa na Tenda Santa Barbara (SESAPI) - Manhã

Foto oficial na Ponte Estaiada – 19h30

Dia 05 – Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Piauí – Proposição do Deputado Luciano Nunes – 10 horas – No Plenário

Dia 06 – Reunião da Adip com grupo de Endocrinologista do Estado do Piauí. (ADIP/ SBEM)

Dia 11 – Ação educativa na CODEVASF (SESAPI/ADIP) – Manhã

Dia 13 – Ação Educativa no Centro de Atenção ao Diabetes – CAD – Manhã (FMS, ADIP, SBEM e

SESAPI).

Reunião com portadores de diabetes, apresentação da Capoterapia, apresentação da peça teatral

“Sou diabético e agora?”, monitoramento de glicemia e pressão, atividade com Mapa de Conversação

(laboratório Lilly).

Dia 14 – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO DIABETES – Dia D (SESAPI – Apoio: ADIP/SBEM)

Ação na Praça Rio Branco / Horário: 8h às 12h

Serviços:

• PA e Glicemia - Escola São Camilo e ITACOR

• Pé diabético - Dr. Valrian/ Espírito Santo / CEIR

• Avaliação antropométrica , avaliação alimentar e orientação nutricional - UNINOVAFAPI/ Norma Sueli

• Orientação Jurídica - Dr. Daniel Guimarães Meneses

• Consultório de endocrinologia - SBEM e parceiros

• Saúde Bucal

• ADIP – cadastro e apresentação do trabalho desenvolvido

• Capoterapia

Dia 18 – Curso para Endocrinologistas (SBEM)

Tema: Insulina Bifásica – Eficácia e praticidade com DM2. Palestrante: Dr. Miguel Hissa.

Dia 22 – Ação Educativa na Riviera – Concessionária Pegeout. Das 8h30 ao meio-dia. (ADIP/RIVIERA)

Dia 29 – Reunião de Encerramento do Novembro Azul com a comemoração dois 3 anos da Associação dos Diabéticos do Piauí. (ADIP)