O Hospital Getúlio Vargas (HGV) recebe o consultor do  Consórcio Brasileiro de Acreditação  (CBA), Antônio Jorge, para realizar avaliação educativa dos processos de trabalho realizados em relação à segurança e qualidade do cuidado ao paciente. Nessa etapa de avaliação educativa será analisado o controle e avaliação do uso de medicamentos na instituição, se está de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis e é organizado para atender às necessidades do paciente. 

Nesse sentido, segundo a gerente de Enfermagem do HGV, Cecília Viana, foram adquiridos carros de medicamentos por enfermaria para que a medicação seja preparada na presença do paciente, visando a segurança e um controle mais rigoroso na administração de medicamentos de alta vigilância.

A visita do consultor também vai monitorar o programa institucional de prevenção e controle de infecções, que visa identificar e reduzir os riscos de adquirir e transmitir infecções entre pacientes e profissionais de saúde, que vem sendo desenvolvido pelo HGV. Para tanto, foi criada uma Comissão de Engenharia, Arquitetura e Fiscalização de Obras (CEAFO) para melhor supervisionar as obras e reduzir os riscos de contaminação para os pacientes. 

Para a diretora-geral do HGV, a visita do consultor do CBA faz parte de mais uma etapa do processo de Acreditação Hospitalar que o HGV vem passando desde 2012. “Esse processo é uma das mais modernas ferramentas utilizadas para garantir a qualidade do atendimento prestado por hospitais. No Brasil, a proposta de Acreditação de serviços de saúde é completamente inovadora, constituindo-se uma alternativa moderna de avaliação do desempenho de serviços e de aplicação dos preceitos de qualidade”, explicou.

Por Fátima Oliveira