A prevenção ao câncer de mama chegou a todos os municípios do Piauí graças à Carreta da Mulher. O projeto foi lançado em setembro deste ano e é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e a Fundação Maria Carvalho Santos. Por mês, a Carreta da Mulher realiza até mil exames. São cem por dia. Até novembro, duas mil mamografias já haviam sido realizadas. Ao final de um ano, 12 mil mulheres serão beneficiadas com exames gratuitos.

A primeira atuação da carreta foi no hospital municipal Mariano Castelo Branco, na Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina, atendendo as cem mulheres agendadas para o período que o veículo esteve por lá. Cidades como São João do Piauí, Conceição do Canindé, Floriano e Parnaíba já receberam a visita da carreta.

Outras duas carretas já foram adquiridas, devendo ampliar o atendimento por ano para 36 mil exames. Para se ter uma ideia do salto na realização dos procedimentos, em 2013 o Piauí fez 14 mil exames, por tanto, só os  veículos farão mais que o dobro.

A carreta é equipada com quatro salas, sendo uma dedicada a mamografia, outra para ultrassonografia e uma sala de apoio e educação em saúde. Os exames serão realizados mediante agendamento em parceria com as secretarias municipais de saúde. Os exames de ultrassonografia serão entregues na hora, já as mamografias em 72 horas. “As mamografias são enviadas para Teresina para a confecção do laudo e, em seguida, é encaminhada novamente para o município para que chegue na mão do paciente”, explica a superintendente da Sesapi, Cristiane Moura Fé.