O Ministério da Saúde certificou o Método Canguru da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) como referência nacional nos cuidados aos bebês prematuros. O atendimento é modelo de assistência perinatal, com cuidados especiais voltados para o recém-nascido prematuro, bem como, para a mãe e para os demais familiares. Pele a pele, junto ao colo da mãe, o bebê é colocado em contato direto à mãe. A técnica é uma política nacional. A MDER conta com 17 leitos habilitados para o Método Canguru. 

O método canguru é executado na Maternidade Dona Evangelina Rosa desde 2004, mas ainda na década de 80 a obstetra Onesina Nascimento deu os primeiros passos para que a prática mais humanitária pudesse ser adotada pelos profissionais da maternidade. A médica foi homenageada na solenidade pelo reconhecimento do método, realizada em outubro desse ano.

A equipe multiprofissional é composta de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais e terapeuta ocupacional.

O método canguru auxilia o desenvolvimento físico e emocional do bebê, além de reduzir o estresse, a dor e o choro do recém-nascido. Pelo método canguru também se alcança a estabilização do batimento cardíaco, a oxigenação e a temperatura do corpo do bebê.

Para execução do método canguru não é preciso grandes estruturas e equipamentos hospitalares. Basta amor, afeto, carinho e dedicação, itens que a Maternidade Dona Evangelina Rosa, formada por usuários, funcionários e equipe técnica têm de sobra. 

Melhorias – A MDER recebeu melhorias durante o ano de 2014. Foram alocados recursos para a troca do piso e reforma do auditório Ursulino Martins. As duas obras já foram entregues. 

Banco de Leite recebeu qualificação máxima

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) recebeu qualificação máxima do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) no que diz respeito ao controle de qualidade de seus serviços prestados à população. Bancos de Leite Humano de todo o país são avaliados e, dependendo de seu desempenho, recebem qualificação bronze, prata ou ouro. O Piauí ficou com a categoria ouro.

Esse reconhecimento faz parte de uma iniciativa resultante do convênio entre a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e a FIOCRUZ/CNRBLH (Comissão Nacional de Redes de Bancos de Leite Humano) e reflete o grau de conformidade que o banco de leite se encontra em relação ao Sistema de Informação da rBLH e se configura no acesso à Certificação do Controle de Qualidade da Rede Íbero Americana de Bancos de Leite Humano, a partir  de critérios que são brevemente estabelecidos.

Com a qualificação, o BLH do Piauí está credenciado junto à Rede BLH dentro da categoria ouro no aspecto de conformidade com o padrão do Sistema de Informação exigido pela Rede. Num segundo momento, com perspectiva para 2015, outros critérios serão avaliados, como infraestrutura, recursos humanos, processos e produto.