O Teste do Pezinho é uma ação preventiva em recém-nascidos que permite fazer o diagnóstico de doenças a tempo de interferir na evolução delas por meio de tratamento específico, permitindo a diminuição ou a eliminação das sequelas associadas a cada uma. 

Para se garantir a total qualidade no procedimento, são necessárias quatro fases: na primeira, é feita a triagem da fenilcetonúria e do hipotireoidismo congênito; na segunda, a triagem das hemoglobinopatias como anemia falciforme e outras; na terceira, o diagnóstico da fibrose cística, e na quarta fase mais duas doenças, como a hiperplasia adrenal congênita e a deficiência da biotinidase. 

Graças a novos investimentos na área, em Julho deste ano o Laboratório Central do Estado (LACEN) passou a realizar a terceira fase. A iniciativa da implantação faz parte da proposta da linha de cuidados da Rede Cegonha, por meio do Programa Nacional de Triagem Neonatal, do Ministério da Saúde, que dobrou os recursos destinados aos gestores estaduais, para reforçar a triagem neonatal. 

Com a 3ª Fase, o Piauí passou a diagnosticar, precocemente, a fibrose cística, doença que provoca uma desordem genética (autossômica recessiva) caracterizada por infecções crônicas das vias aéreas e que leva ao desenvolvimento de insuficiência pancreática exócrina e disfunções intestinais, além de anormalidades das glândulas sudoríparas. Quando não diagnosticada, a doença pode evoluir o quadro do paciente para complicações e infecções graves. 

Segundo a diretora do LACEN, Symonara Karina, os resultados dos exames saem em três a cinco dias. A diretora informa, ainda, que a implantação da quarta e ultima fase do Teste está com processo licitatório em andamento na Secretaria de Estado da Administração (SEAD).

Diagnóstico da Tuberculose em duas horas

O Lacen deu início em 2014 a realização do teste rápido molecular que detecta a tuberculose. Para isso, o laboratório adquiriu um novo equipamento, o Genexpert, capaz de diagnosticar a doença em apenas duas horas. O aparelho tem alta sensibilidade e especificidade que diminuem a possibilidade de um resultado falso positivo.  

O Teste Rápido Molecular está disponível em todos os municípios do Estado do Piauí para diagnóstico dos Sintomáticos Respiratórios. A tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro, é o principal sintoma da tuberculose. Qualquer pessoa com este sintoma deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico.

Na realização do teste, utiliza-se exclusivamente amostra de escarro (secreção pulmonar) com volume mínimo de 1 ml. A orientação sobre coleta de amostra para cultura para tuberculose pode ser acessada no site www.lacen.pi.gov.br, além da solicitação do diagnóstico do paciente através do preenchimento da ficha de Requisição do GAL - Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial com dados clínicos no campo observação.