Um dos grandes avanços na saúde em 2014 foi a nova contratualização realizada entre a Sesapi e os hospitais regionais e estaduais. Na prática, significa um incremento no repasse de recursos a essas unidades de saúde, que representa 25% a mais do que normalmente recebem. No entanto, os hospitais tiveram que cumprir metas estabelecidas através de um plano operativo feito em parceria com a equipe técnica da Sesapi.

O lançamento da contratualização aconteceu na sede da coordenação da Regional de Saúde de Floriano, em julho, durante um seminário que reuniu diretores de hospitais e secretários municipais de saúde

Assinaram o novo modelo de contratualização os hospitais de Floriano, Uruçuí, Bom Jesus, Corrente, Curimatá, São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Canto do Buriti, Picos, Oeiras, Simplício Mendes, Valença, Elesbão Veloso, Amarante e Demerval Lobão. Na sexta-feira (25) será a vez das unidades de saúde da região Norte. O encontro acontecerá em Parnaíba e vai reunir os hospitais de Piripiri, Campo Maior, Esperantina, São Miguel do Tapuio, Luzilândia, Buriti dos Lopes, além de Parnaíba.

Em Oeiras, por exemplo, os recursos da contratualização levaram melhorias para o Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC). De acordo com o diretor da unidade de saúde, José Amilton, com os repasses foi possível concluir a climatização do local, e reformas até então inacabadas na casa de saúde. “Além disso, fizemos a reforma da UTI, pintura e reforçando a política de humanização”, assegurou o diretor.