O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 15 transplantes renais em 2014, sendo quatro  com doadores vivos e 11 com doadores falecidos. Número que equivale a 42% dos 36 transplantes de rim registrados no Piauí no ano passado. O HGV é o único da rede pública de saúde do Estado que faz esse procedimento cirúrgico.  Os dados são da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Piauí (CNCDO-PI).

O médico nefrologista do HGV, Ricardo Mangueira, ressalta a importância do transplante por ele ser a forma de tratamento que apresenta os melhores resultados para quem sofre de doença renal crônica. “O transplante garante mais qualidade de vida ao paciente, sem a necessidade do tratamento dialítico. Mas o transplantado precisa tomar medicamentos continuamente para controlar a imunidade e evitar a rejeição; além de visitar um nefrologista periodicamente”, pontua.

E foi esse tratamento que transformou a vida do soldador Marcelo Augusto de Moraes, 37 anos, da cidade de Uruçui. Sofrendo de doença renal crônica e aguardando por um transplante, há quase dez anos ele era obrigado a passar por três sessões semanais de hemodiálise, tratamento que substitui a função dos rins quando eles deixam de funcionar. Cada sessão dura, em média, cerca de quatro horas.

A espera de Marcelo teve fim no dia 20 de dezembro do ano passado, quando foi submetido a um transplante renal no HGV. Em plena recuperação em uma das enfermarias do Hospital, ele já consegue ingerir líquido e urinar, um dos sinais de que o rim transplantado está respondendo de forma positiva ao tratamento.

Prestes a receber alta médica, Marcelo faz questão de agradecer à equipe de profissionais que cuidou dele no Hospital e aos familiares do doador; um jovem de 28 anos que faleceu vítima de acidente de trânsito. “Mesmo em um momento de muita dor, eles tiveram a sensibilidade de fazer um ato de amor ao próximo. E, assim, ajudar uma outra pessoa a continuar vivendo com mais qualidade”,  diz emocionado.

Segundo a Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO), o Serviço de Transplante Renal do Hospital  já  realizou, até o momento, dois procedimentos durante o mês de janeiro. Atualmente, cerca de 200 pessoas estão na lista de espera por um transplante renal no Estado do Piauí.