O secretário de Saúde, Francisco Costa, realizou na manhã desta quinta-feira (22), a abertura do encontro entre equipes do Ministério da Saúde e técnicos da Secretaria para a elaboração do plano de ação para os próximos 90 e 180 dias, assim como um plano estratégico para o ano de 2015.

O encontro reúne 15 técnicos do Ministério que vão atuar, em cada oficina, as especificidades e o papel de cada hospital da rede. Para o secretário, a ideia é “discutir os problemas da saúde e encontrar uma solução emergencial”, ressaltando que serão discutidas “as especificidades sem esquecer o todo. Todas as redes terão um grupo condutor. Assim teremos um reflexo maior para dar resolutividade à atenção básica de Saúde”.

A representante do Ministério da Saúde, Ailana Lira, ressaltou que “esse é um momento histórico, pois é o maior número de técnicos enviados pelo Ministério para o Estado do Piauí”. O evento integra a Política Estadual de Humanização (PNH) da Atenção e da Gestão em Saúde no Piauí.

No Piauí, a prioridade é dar atenção especial ao Rede de Urgências e Emergências (RUE) e o Rede Cegonha bem como a regionalização dos hospitais do interior do Estado.

Participam da oficina, técnicos da Sesapi, diretores de hospitais, Secretaria de Saúde de Teresina, Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Conselho de Secretários Municipais de Saúde(COSEMS) e Conselho Estadual de Saúde.

O evento ocorre durante toda esta quinta, finalizando as atividades nesta sexta, dia 23.

A oficina é resultado de reunião realizada entre o governador Wellington Dias, o secretário de Saúde, Francisco Costa e o ministro da Saúde, Artur Chioro, durante visita ao Ministério da Saúde, realizada no dia 6 de janeiro, em Brasília com a missão de construírem um plano emergencial de curto, médio e longo prazo.