A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, em parceria com Universidade Estadual do Piauí (UESPI), abre inscrições para o processo seletivo para 17 vagas para as Residências Médicas.  As vagas ofertadas beneficiam o Hospital Getúlio Vargas (HGV), a Maternidade Dona Evangelina Rosa e o Hospital Infantil Lucídio Portela. As inscrições começam amanhã, dia 30, e vão até dia 6 de fevereiro.

A medida foi homologada em plenária pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), tornando essas unidades aptas a realizarem processo seletivo para a Residência Médica. Para o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a “parceria firmada entre a Saúde e UESPI resolveu um grande impasse e vai garantir o bom funcionamento dos hospitais”.

A Coordenadora da Comissão de Residência Médica do HGV (COREME), a médica Ione Lopes, explica que o HGV embora já servisse de campo de treinamento tanto para as Universidades Federais e Estaduais, ele não possuía o mérito e nem autonomia para realizar processo seletivo e assumir a Residência. “Agora, o MEC decidiu que o HGV possui todas as condições e preenche todos os requisitos para assumir a pós-graduação”, explica.

O processo seletivo inclui as áreas de Clínica Médica (04), Cirurgia Geral (04), Nefrologia (02), Ginecologia e Obstetrícia (03), Medicina Intensiva (02) com destaque para a área de Otorrino (01), incluída nesse novo processo seletivo. O Edital está disponível no site (nucepe.uespi.br)  da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Para o diretor do Hospital Infantil, Vinicius Nascimento, a “seleção vai fortalecer a capacidade de cirurgias do hospital, evitando que tenhamos um déficit desses profissionais do futuro”, afirmou. Com isso, a Saúde assume, a partir de agora, a missão de promover a formação de profissionais com autonomia para desenvolver suas competências no Estado.

Por: Allana Sousa e Fátima Oliveira