O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou nesta manhã de segunda-feira, 2, a solenidade de Acolhimento dos 16 novos residentes multiprofissionais, turma 2015-2016. O evento contou com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, do diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME), Maurício Paes Landim, da diretora geral do HGV, Clara Leal, do diretor técnico do HGV, Ingrácio Amorim, da coordenadora geral da Comissão dos Programas de Residência Multiprofissional, Ione Lopes e representando os supervisores de Programas de Residência, Patrícia Melo e Celina Castelo Branco.

Durante a solenidade, o secretário Francisco Costa garantiu o pagamento das bolsas para os residentes e ressaltou a importância dos mesmos nos serviços públicos de Saúde do Piauí. “Somos conscientes da importância da contribuição dos médicos residentes nos hospitais de referência como o HGV e estamos nos comprometendo com o pagamento das bolsas referente a 2015, já nesta primeira semana de março, e estudando um acordo de parcelamento dos meses de 2014 que estão em atraso”, destacou o secretário.

A diretora geral do HGV, Clara Leal, considera vários os motivos para celebrar e comemorar a posse dessas turmas de Residência. “Devemos exaltar a importância na formação desses profissionais por termos a nossa disposição um grande arsenal diagnóstico e terapêutico. Os pacientes atendidos aqui são exclusivamente do SUS e usufruem sem restrições de exames laboratoriais e imagem, agência transfusional, serviço de patologia cirúrgica, UTI (02), centro cirúrgico (11 salas), Serviço de Hemodinâmica e um Ambulatório com oferta de 6 mil consultas mês, por tudo isso, nos firmamos como um hospital de referência regional para média e alta complexidade”, ressalta a diretora.

Representando o Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o diretor da Faculdade de Ciências Médicas do Piauí (FACIME), Maurício Paes Landim afirmou ter certeza da capacitação do HGV, em parceria com a UESPI, em oferecer os Programas de Residências, pois o hospital tem papel relevante na formação dos profissionais da área de saúde, principalmente dos médicos, no Estado do Piauí.

Estiveram presentes também na solenidade, o assessor técnico da Saúde, Telmo Mesquita, professores da UESPI, preceptores, membros da Comissão de Residência Multiprofissional, residentes, diretores do HGV e coordenadores, servidores e funcionários do Hospital.

A solenidade teve ainda a apresentação da Orquestra Sanfônica de Teresina “Seu Dominguinhos” e direção musical do maestro Ivan Silva.

Por: Fátima Oliveira