A distribuição dos medicamentos de componentes especializados e para Diabetes será regularizada a partir desta terça, 24. A regularização ocorre após o parcelamento de débitos junto aos fornecedores referente ao exercício financeiro de 2014, num acúmulo de mais de R$7,6 milhões de dívidas, e a autorização de novas aquisições de medicamentos. A entrega de medicamentos à Unidade de Assistência Farmacêutica inicia hoje(24) e deve encerrar até o dia 10 de abril.

“Os fornecedores condicionavam a entrega de medicamentos ao pagamento dos débitos do exercício anterior. Parcelamos e assim pudemos realizar uma nova aquisição, que começa a ser distribuída nesta terça e vai até o dia 10”, explica o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

Especificamente quanto aos medicamentos para Diabetes, dos dez itens orais, oito serão disponibilizados até o dia 26 de março. Das insulinas, parte será entregue até o dia 1º e outra até o dia 10 de abril.

Dos componentes especializados, o calendário de fornecimento inicia nesta terça, 24, e se estende até o dia 10 de abril, dividida em quatro agendas diferenciadas.

O secretário tranquiliza os pacientes que, com esta aquisição, não haverá o desabastecimento de medicamentos e que uma nova licitação está em andamento para garantir o total fornecimento de medicamentos, tanto para componentes especializados como para Diabetes.

A Unidade de Assistência Farmacêutica atende mais de 16 mil pacientes, oferecendo mais de 260 itens medicamentosos. Desse total, aproximadamente 75% dos usuários recebiam regularmente seus medicamentos mensalmente pela Farmácia.