Na manhã desta quinta-feira, 26, o Comitê Gestor da Assistência Farmacêutica e o superintendente de Organização da Assistência Hospitalar, Coronel Gerardo Rebelo, receberam a visita dos deputados Evaldo Gomes e Joel Rodrigues, integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Na ocasião, foram tratados temas como a distribuição e regularização dos medicamentos especializados e para diabetes.

A regularização ocorre após o parcelamento de débitos junto aos fornecedores referente ao exercício financeiro de 2014, num acúmulo de mais de R$7,6 milhões de dívidas, e a autorização de novas aquisições de medicamentos. A entrega de medicamentos à Unidade de Assistência Farmacêutica iniciou esta semana e deve encerrar até o dia 10 de abril.

“Desde o início da gestão, a Secretaria tem se empenhado para resolver esse problema, que ocorre desde julho de 2014. Inclusive, o Comitê da Assistência tem entrado em contato diretamente com os laboratórios informando da urgência e solicitando a entrega dos medicamentos o mais rápido possível para os pacientes aqui no Piauí”, comentou. 

Os deputados declararam satisfeitos com as informações prestadas pelos gestores.

Especificamente quanto aos medicamentos para Diabetes, dos dez itens orais, oito serão disponibilizados até o dia 26 de março. Das insulinas, parte será entregue até o dia 1º e outra até o dia 10 de abril.

A Unidade de Assistência Farmacêutica atende mais de 16 mil pacientes, oferecendo mais de 260 itens medicamentosos. Desse total, aproximadamente 75% dos usuários recebiam regularmente seus medicamentos mensalmente pela Farmácia.