A Associação de Usuários, Familiares e Pessoas Interessadas na Causa da Saúde Mental (Ancora), em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, UFPI e Escola de Governo, deram início nesta sexta-feira, 27, o curso “Participação/ Controle social na Saúde Mental” com o objetivo de apresentar e discutir as particularidades dos vários cenários e segmentos da saúde mental.

Nesse primeiro dia, a gerente de Saúde Mental, da Secretaria de Estado da Saúde, Gisele Martins tratou de temas como Política Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário para pessoas com transtorno mental, como também apresentou o panorama da saúde mental no Estado.

“Nesse curso, o nosso objetivo era abranger não apenas os profissionais, conselheiros da saúde mental, mas capacitar e trabalhar principalmente com os familiares, lideranças comunitárias e usuários desse sistema. Essa foi mais uma forma de fomentar processos de formação política”, frisou. 

O curso acontece nas últimas sextas-feiras e sábados de cada mês até o dia 27 de junho. Durante o curso ainda serão discutidos temas como os segmentos da saúde com destaque para criança e adolescente, assim como o papel dos conselhos de saúde e estratégias para fomentar a participação social.