O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, participou nesta segunda-feira, 30, do programa “Fala gestor”, produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social(CCOM) e retransmitido por uma rede de emissoras de rádios. Durante a entrevista, o gestor fez um breve resumo do seu trabalho nos três primeiros meses à frente da pasta e conversou com comunicadores de várias regiões do Estado. 

A regularização no atendimento médico-hospitalar, com a retomada de cirurgias eletivas e de urgências, autorização de obras para reforma, ampliação e construção de hospitais, foram algumas pautas da entrevista.

O fortalecimento dos hospitais regionais, especialmente em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus, foi outro tema enfatizado.  Para o secretario, o funcionamento pleno desses hospitais vai garantir uma rede de saúde mais fortalecida para o estado do Piauí. “Vamos trabalhar na linha concreta de regionalização e descentralização da saúde e evitar que o paciente percorra grandes distâncias para ser atendido”, pontua o secretário. 

 

Francisco explica que, para o atendimento nesses hospitais, será intensificada a implantação das redes de atenção à saúde, como a Rede Cegonha, de atendimento à mulher e infantil, Rede de Urgências e Emergências, Rede Psicossocial e Rede de Cuidado a Pessoa com Deficiência.

 

Ao final do programa, o secretário Francisco elogiou a iniciativa da CCOM na realização desse programa, uma vez que é uma oportunidade de estar mais próximo da população.