Uma videoconferência realizada nesta terça, dia 31, entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Banco Mundial marcou a mais uma etapa das negociações de operações de crédito para ações na saúde. Serão aportados aproximadamente R$320 milhões para enfrentamento de doenças negligenciadas, como a tuberculose e hanseníase, e implantação de centros de especialidades.

Durante a videoconferência, foi discutido o alinhamento final do processo de elaboração do plano de ação para concretização do financiamento DPL e SWAP. Dentre os encaminhamentos definidos, estão a definição dos municípios de Parnaíba, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato, que sediarão as policlínicas dentro das ações do financiamento da instituição, sendo que em Picos, será implementação.

Para a superintendente de Atenção à Saúde, Cristiane Moura Fé, o que é de competência da Saúde, já está bem avançada, “pois já foram definidos os documentos formais, que precisavam ser aprovados em bipartide, publicações de portarias e discussões com equipes técnicas para construção da redação final do plano de ação”.

Está prevista uma nova missão do Banco Mundial, que deve vir ao Piauí no mês de abril para avaliar os planos finais. 

Por James Almeida