A Secretaria de Estado da Saúde realiza ações voltadas para o Dia Nacional de Prevenção e Combate da Hipertensão Arterial, no dia 27 de abril, no pátio da Secretaria, a partir das 8h30.

No Piauí, 21,1% da população adulta tem hipertensão arterial. Os homens são os mais afetados, apresentando 21,9%. Já nas mulheres é de 20,4%. Segundo os dados referentes a 2013, divulgado Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

“A Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão tem como objetivo conscientização do controle e tratamento da Hipertensão. As graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento”, frisou Valdite Costa, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso.

Aberto ao público, o evento terá um bate-papo com o cardiologista José Carlos Formiga que abordará os cuidados com a saúde e prevenção da doença. Além disso, serão realizadas atividades como avaliação e orientação alimentar, verificação de pressão arterial e atividades corporais.

O Governo do Piauí também convida aos municípios a realizarem no dia 26 de abril, atividades em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate da Hipertensão Arterial. 

Por Allana Sousa