Com o intuito de contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos piauienses, o governador Wellington Dias visitou, na tarde dessa quinta-feira (23), o município de São Pedro do Piauí, a fim de inaugurar obras relevantes para a cidade. Foi inaugurada a pavimentação das Ruas Pernambuco e Cidade Nova, uma Unidade Básica do Programa da Saúde da Família com um Centro Odontológico, uma Farmácia Básica e uma Academia de Saúde do município. As obras inauguradas são provenientes de parcerias firmadas entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal.

Na obra de pavimentação das Ruas Pernambuco e Cidade Nova, na zona urbana do município, o Governo investiu, através da Caixa Econômica Federal, recursos no valor de R$ 493 mil. A moradora Maria Rosilene revelou estar bastante satisfeita com a obra de pavimentação. “Essa rua está uma maravilha. Aqui havia muita poeira, não podia passar uma moto que a poeira já subia. Hoje está 100 por cento”, relata.

A reforma e ampliação da Unidade Básica do Programa da Saúde da Família contou com um investimento de R$140 mil, oriundos do Ministério da Saúde. “A academia de saúde se soma à unidade básica de saúde e ao centro odontológico de média complexidade para garantir não só a saúde curativa, mas também a saúde preventiva e a qualidade de vida. Nossa meta é estar sempre aumentando a qualidade de vida do nosso povo”, destaca o governador Wellington Dias.

Convidada pelo governador a descerrar a fita de desenlace inaugurando a academia, dona Iracilda Ferreira Viana, 80 anos, uma das primeiras alunas da academia, citou os benefícios da malhação através da prática de exercícios. “Na academia ao ar livre praticamos musculação e atividades divertidas. Os exercícios me ajudam nas dores das articulações, então é uma atividade que me beneficia. Aqui é um encontro de amigos e sempre fazemos festinhas para comemorar e com esse espaço coberto, com salas e banheiros vai melhorar ainda mais”, comemora.

O prefeito de São Pedro do Piauí, Raimundo Ferreira Nunes, revelou a intenção de manter a parceria com o governador e que outras inaugurações serão realizadas beneficiando e contribuindo com o desenvolvimento e bem estar social da população. “O município tem realizado obras com recursos próprios e em parceria com os governos estadual e federal. Com a presença do governador, nós fortificamos ainda mais essa intenção de trabalharmos juntos. Temos nos esforçado para suprir as necessidades e é assim que nós queremos crescer, realizando as necessidades da comunidade. Acredito que o governador não vai deixar São Pedro para trás, não vai nos deixar na mão, e caminhando juntos nós vamos fazer uma cidade diferente", pontua.

Durante as solenidades, governador assinou autorizações para a aquisição de uma ambulância, através da Secretaria de Estado da Saúde; a conclusão de um matadouro público no município, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) e autorizou o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) a elaborar projetos e orçamento para a conclusão da estrada de São Pedro do Piauí e Palmeirais.

“Acreditamos na importância da integração dos três governos (municipal, estadual e federal). Quando há planejamento, podemos trabalhar aquilo que realmente é importante para a população. Aqui, o Estado está fazendo a parte dele, autorizando obras para melhorar a qualidade de vida do povo”, acredita o governador Wellington Dias.

O governador afirma, ainda, que pretende realizar investimentos na área da saúde a fim de possibiltar que as pessoas tenham acesso à saúde de qualidade sem precisar se deslocar do seu munípio para outro. "Estive conversando com o secretário da Saúde, Francisco Costa, para que possamos possibilitar que exames de pequena e média complexidade sejam realizadas nos hospitais locais, evitando que as pessoas tenham que se deslocar para a capital. Hoje já possuimos tecnologia suficiente para que um exame de sangue, por exemplo, seja colhido aqui e analisado em Teresina, por meio da transmissão de dados pela internet", destaca. Dias afirma que unir medicina e tecnologia tem dado certo nos grandes centros do país e que deseja fazer com que essa união também seja bem sucedida no Piauí.

Por Celina Honório e Tatiana Maria