Uma missa em Ação de Graças e o tradicional corte do bolo iniciaram nesta manhã de segunda-feira (4) as comemorações dos 74 anos do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Para celebrar a data, foi preparada uma série de atividades e homenagens a funcionários aposentados e ex-diretores. Participaram do evento, a diretora-geral do hospital, Clara Leal, e ex-diretores, Carlos Iglézias e Noé Fortes, além de colaboradores, usuários, gestores e autoridades.  A programação prossegue até quinta-feira (7).

Na ocasião, os ex-diretores Noé Fortes e Carlos Iglézias falaram da importância histórica do HGV para a medicina e a saúde da população do Piauí. A diretora geral, Clara Leal, destacou que o HGV é o maior hospital público do Estado e o único habilitado em várias especialidades em média e alta complexidade. "O hospital exerce também um papel importante como unidade de retaguarda na Rede de Urgência e Emergência", completa.

Leal ressalta, ainda, a realização de procedimentos de alta complexidade que somente o HGV realiza através do SUS como os transplantes de rim e córnea. Em 2014, foram realizados 105 transplantes de córneas e 15 de rim. Este ano, já foram realizados 25 de córnea e um de rim.

Também estiveram presentes no evento o diretor técnico, Ingrácio Barbosa, diretora administrativa, Cássia Barradas, e o superintendente de Assistência à Saúde, coronel Gerardo Rebelo, que representou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).