James Almeida Francisco Costa propõe implantar centro de atenção aos diabéticos

Implantação de centros de atenção aos pacientes com Diabetes e protocolo de atendimento àqueles que recebem medicamentos e insumos foram temas da reunião entre o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e membros da Associação dos Diabéticos do Piauí(Adip), nesta quarta, dia 6, na sede da Secretaria.

“Fortalecer a atenção básica para aumentar a resolutividade e implantar centros de atenção aos diabéticos e hipertensos, tendo nas cinco macrorregiões, Teresina, Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Floriano, retaguarda para o atendimento de média e alta complexidade”, afirmou o secretário.

Foi acordado ainda que, em parceria com a Adip, a Assistência Farmacêutica adotará um protocolo de atendimento aos diabéticos e que será apresentado à Sociedade Brasileira de Endocrinologia para validação.

“Saímos satisfeitos com a reunião, pois viemos nos apresentar para iniciar um diálogo, apresentando as nossas necessidades e fazer implementar a lei estadual de dispensação de medicamentos aos diabéticos”, afirmou a presidente da Adip, Jeane Melo.

Na oportunidade, a Associação apresentou uma Carta-Proposta da instituição, onde elenca dez pontos para atender os diabéticos, como criar e executar programas preventivos, organizar um programa de educação continuada, capacitação profissionais que atuam na rede escolar, facilitar o acesso aos serviços , entre outros pontos.

Também estiveram presentes os médicos Valrian Feitosa e Lúcia Costa, a vice-presidente e da tesoureira da Adip, Neusa Batista e Valdete Martins, respectivamente.

Por Graciene Nazareno