Solinan Barbosa HGV realiza transplantes de rins simultaneamente

A Equipe de Transplante do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza nesta sexta-feira (22) os transplantes de rins captados ontem (21) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Os procedimentos acontecerão de forma simultânea, com a participação de uma equipe formada por seis cirurgiões, sob a coordenação da chefe do Transplante Renal do HGV, Celina Castelo Branco, e do cirurgião Pedro Café. 
 
A captação ocorreu ontem(21) pela Organização de Procura de Órgãos(OPO) do HGV. Os rins serão utilizados nos pacientes de iniciais E.S.F, de 24 anos e A.S.C, de 29 anos, dos municípios de Campo Maior e Teresina, respectivamente. Ambos sofrem há muito tempo na fila de espera aguardando um transplante, em sessões de hemodiálise.
 
Segundo o cirurgião Pedro Café, “a cirurgia será realizada em duas salas, junto com a equipe de Urologia, atuando simultaneamente no receptor, possibilitando maior segurança aos pacientes”, explica. 
 
Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, esse procedimento representa um avanço para a saúde pública do Estado. “O Hospital conta com uma equipe médica qualificada, compostas por nefrologistas e urologistas, que utilizam de unidades multidisciplinares, como centro cirúrgico, Unidade de Terapia intensiva (UTI), laboratório, imagem e equipe de apoio”.
 
Doação de múltiplos órgãos
 
O transplante dos rins e do fígado a ser realizado hoje, 22, só foi possível graças a doação do estudante de Administração da Universidade Federal do Piauí, em Picos, Daniel de Carvalho Mauriz, 23 anos, que faleceu ontem. Após os exames clínicos e complementares para confirmar a morte encefálica de Daniel, a família autorizou a doação dos órgãos. O fígado foi enviado para o estado de Pernambuco. 
 
A captação dos múltiplos órgãos foi realizado ontem, 21, pelo especialista em captação de fígado do HGV, o médico Wellington Figueredo. 

Por Fátima Oliveira