O Ministério da Saúde expandiu a assistência profissional aqueles que desejam parar de fumar. Atualmente, são ofertados gratuitamente medicamentos, como adesivos, pastilhas, gomas de mascar e o bupropiona. O Ministério destinou R$ 41 milhões para compra dos produtos.

Para ter acesso aos medicamentos, os municípios deverão preencher o sistema FormSUS – Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) até 7 de junho, e estarem habilitados a receberem a medicação. Inclusive, equipes de Saúde da Família, do interior do Estado, já foram capacitados.

O preenchimento deste formulário deve ser realizado pelos gestores municipais (através do link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=19220), que compartilharão com os gestores estaduais a responsabilidade pelo fornecimento de informações coerentes com a realidade de sua Rede de Tratamento do Tabagismo.

Dia Mundial Sem Tabagismo
 O tabagismo é a primeira causa de morte evitável no mundo. E, no intuito de reduzir cada vez mais esses números e atingir os objetivos do Programa de Controle do Tabagismo, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí realiza no próximo sábado, 30, no Parque Potycabana, a partir das 16h, atividades em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco.

“O nosso objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbi-mortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, reduzir a experimentação e iniciação do fumar, a aceitação social, a exposição a poluição tabagística e estimular às pessoas para abandonar o vício”, esclareceu Valdite Costa, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso.

Aberto ao público, o evento na Potycabana terá apresentações artísticas, demonstração do pulmão do fumante e orientação nutricional. Além disso, serão realizadas atividades com educador físico, palestras, bem como exames de glicemia e colesterol.

Programação:
Apresentações Artísticas
Caminhada do coração (dentro do Potycabana)
Atividades com Educador Físico
Palestras