O trabalho da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) e da Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar sobre a estratégia de Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente no Estado foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para pôster e apresentação oral, durante o III Seminário Internacional sobre a Redução dos Riscos para Segurança do Paciente, que acontece nos dias 26 e 27 de maio, em Brasília.

“É uma satisfação muito grande para nós termos um trabalho nosso reconhecido em Seminário internacional. Isso só nos engrandece e nos estimula ainda mais”, comemorou a diretora Tatiana Chaves.

O trabalho relata a experiência sobre a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente nos hospitais do Estado do Piauí. “Trata-se de um relato de experiência, tendo como cenário os hospitais públicos da rede estadual, iniciado em agosto de 2013.   Foram selecionados 17 hospitais do Estado, sendo que 11 são hospitais regionais de referência para o Estado e seis são hospitais de alta complexidade”, explicou a diretora.

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído pelo Ministério da Saúde (MS) mediante a publicação da Portaria GAB/MS n° 529, de 1º de abril de 2013, que tem o objetivo de contribuir para a quali?cação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, enquanto que a RDC ANVISA nº 36 de 25 de julho de 2013, institui ações de saúde e dá outras providências, como a obrigatoriedade de todo serviço de saúde ter seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

Por: Cyntia Veras