O governador Wellington Dias entrega nesta sexta-feira, 29, o sistema de abastecimento de água e módulos sanitários domiciliares na comunidade Contentamento, em Oeiras. As obras vão beneficiar cerca de 134 famílias da comunidade. O projeto faz parte do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural (Prosar) do Piauí que, entre outras ações, garante o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

No sistema de abastecimento de água, são 135 ligações da rede de água e os módulos, 46 unidades domiciliares. Ao todo, serão investidos R$986.108,18, incluindo ainda a implantação de poços tubulares.

Para o diretor do Prosar, Gilberto Medeiros, a prioridade do Governo é levar água de qualidade, garantindo a saúde da população. “Ter acesso a uma água de qualidade e um bom sistema de coleta e tratamento de esgotos faz toda a diferença para afastar estas doenças que sobrecarregam o sistema de saúde”, frisou.
 
Entre as ações, o Prosar se responsabiliza pela construção de redes de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário (incluindo banheiro com chuveiro e pia em cada casa), com a estratégia de desenvolvimento e mobilização comunitária, na qual a participação ativa dos grupos beneficiados é amplamente incentivada, além de ser elaborado um trabalho de educação sanitária e ambiental.

Por: Allana Sousa